Translate

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PENITÊNCIA DENTRO DA CATEQUESE

                                        PENITÊNCIA DENTRO DA CATEQUESE
        Na história da vida, cada um de nós percebe limitações, fraquezas, decepções, limites e pecados. Esta experiência permeia toda a história da humanidade. É realidade do pecado na condição humana. A catequese tem como missão fundamental para indicar o caminho da reconciliação e da misericórdia. O que é a misericórdia para você? como você integra a confissão em sua vida?
                    1. Deus da Misericórdia
          O Povo de Deus descobre ao longo da história, o Deus único e verdadeiro com a face da misericórdia  Diferente de outros deuses que são vingativos e distantes da vida. O povo de Deus vai percebendo na vida e nos fatos "Deus compassivo e misericordioso, lento para a cólera, rico em bondade e fidelidade que conserva a sua graça até mil gerações e que perdoa a iniquidade, a rebeldia e o pecado" (ex 34,6).
          Nos Salmos a comunidade reza com confiança: "Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa misericórdia. E conforme a imensidade de vossa misericórdia apagai a minha iniquidade. Lavai-me totalmente das minhas faltas. E purificai-me de vosso pecado" (Sl 51, 13). E continua: "Eterna, porém a misericórdia do Senhor para os que o temem e sua justiça se estende aos filhos e filhas, sobre os que guardam a sua aliança" (Sl 103, 17).
         A missão dos profetas se resume no chamado à fidelidade a Deus, na justiça com os irmãos e na certeza do amor-perdão de Deus para com a humanidade.
                    2. Jesus revela a misericórdia do Pai
          Jesus inicia sua missão com as palavras: "... enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os corações contritos, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para por em liberdade os presos e publicar o ano da graça do Senhor" (Lc 18,19). Com estas palavras descobre-se o projeto de Jesus que se confirma com a sua pratica: Acolhe os pecadores, perdoa os pecados, reconstrói uma vida perdida, acolhe quem errou, reintegram os excluídos  acalma os corações doloridos e indica o caminho da vida, da esperança e da salvação. Tudo isto esta resumido nas parábolas da misericórdia: A ovelha desgarrada e reconduzida e carregada nos ombros (Lc 15, 3-7). A moeda encontrada (Lc 15, 8-10); o filho que retorna a casa do pai e o pai faz a festa (Lc 15, 11-32). E antes de subir aos céus envia seus  apóstolos dizendo: " Recebei o Espírito Santo. Aquele a quem perdoardes os pecados lhes serão perdoados; àqueles que os retiverdes lhes serão retidos" (Jo 20,22).
                   3. A Missão da Catequese
          A catequese necessita de sensibilidade para trabalhar a misericórdia, a reconciliação e o perdão. Muitos adultos, jovens e crianças trazem da família e do ambiente que os rodeia uma experiência negativa de misericórdia, de bondade e de perdão.
          O mundo atual empurra especialmente os adolescentes e crianças para a concorrência, para vencer, ser o melhor, mesmo que isso tenha que machucar ou humilhar o outro. Aqui reside a arte da catequese.
          Ajudar o catequizando a realizar a experiência da partilha, do perdão, da aceitação, da acolhida e da misericórdia. Através desta experiência, trabalhar o sacramento da reconciliação. Reconciliar é acolher Deus Pai que ama e cuida de seus filhos e filhas.
          Nos dias de hoje é fundamental a experiência da reconciliação. Para você catequista qual a sua experiência da confissão? Como você aprofunda o sacramento da penitência na catequese?

FONTE: Fonte cedida pelo Jornal Missão Jovem publicação do artigo Dom Juventino Kestering Bispo de Rondonópolis -MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário