Translate

domingo, 27 de janeiro de 2013

O SINAL DA CRUZ NA VIDA DO CRISTÃO


                             
     O SINAL DA SANTA CRUZ        


          O sinal da cruz não é apenas um gesto simbólico. Cada uma das suas três partes tem um significado.
          Com o dedo polegar inicia-se: Pelo sinal, da Santa cruz. Esta cruz é feita na testa. O seu significado é livrar a nossa mente dos pensamentos ruins, negativos e desanimadores.
          Livra nos Deus, Nosso Senhor. Este sinal é feito em cima de nossa boca. O seu significado é poupar a nossa palavra de magoar, ferir e até mesmo matar quem nos ouve. Sabia que a palavra mata, fere? Assim, nós pedimos, com o sinal da cruz, que saiam de nossa boca só palavras de paz, amor, encorajamento e fé.
Dos nossos inimigos. Este sinal é feito sobre o nosso peito. O seu significado é proteger o nosso corpo, o nosso coração, de todos aqueles que nos quiserem fazer o mal. E que este mal jamais parta de nós mesmos.
          Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém. Façamos o sinal da cruz com a mão direita aberta, toque a testa com a ponta dos dedos, dizendo: “Em nome do Pai …” desça em linha vertical até a altura do estômago: “…e do Filho…” leve a mão ao ombro esquerdo: “…e do Espírito Santo”…, leve a mão ao ombro direito e conclua: ”Amém”. E não precisa dar o “tapinha na boca” nem beijar os dedos. Devemos sempre através de nosso exemplo de Cristãos autênticos buscar corrigir nossos irmãos que ainda não conhecem e ensiná-los o significado importantíssimo do sinal da cruz, usando-o é claro, o bom senso para não ferir nem magoar ninguém. Sinal este que hoje, muitas vezes, passa despercebido seu verdadeiro significado.


                                            O EVANGELHO E O SINAL DA CRUZ
          Na Liturgia da Palavra a leitura do Evangelho é diferente das outras,sendo-lhe prestadas honras especiais. Nós fiéis,por aclamação, reconhecemos e professamos que Jesus Cristo está presente e nos fala. Temos que escutar com muita atenção e de pé a essa leitura.
                                                            Mas porque o Sinal-da-Cruz?
          Traçamos três cruzes,com o dedo polegar, na testa,na boca e no peito. Nos é muito conhecido que a cruz na testa é para Deus nos livrar dos maus pensamentos,na boca para nos livrar das más palavras e no peito para nos livrar das más ações.
Mas no sentido litúrgico é muito mais abrangente e muito mais expressivo para nós,verdadeiros cristãos:

A CRUZ NA TESTA: Lembra que o Evangelho é para ser entendido, estudado e conhecido;
A CRUZ NA BOCA: Lembra que o Evangelho deve ser proclamado,anunciado. (missão de todo cristão);A CRUZ NO PEITO:À altura do coração,nos indica que o Evangelho,acima de tudo,deve ser vivido,pregado,testemunhado,por todos que acreditam que Cristo Ressuscitou.

          Aquele que for proclamar a Leitura da Boa Nova, deve fazer a cruz na Leitura do Evangelho a ser lido,indicando com isso que cada palavra pronunciada seja um despertar para cada cristão ser luz e sal para o mundo.
          Bem,se precisamos entender,anunciar e viver a Palavra de Deus,ora,temos então que nas missas prestar muita atenção na Leitura e na homilia para termos condições de cumprir nossa missão, que recebemos lá no Batismo.


                                                MAS AONDE SURGIU ESTE SINAL?

          Ele tem suas raízes na própria Bíblia.
          O livro do profeta Ezequiel nos mostra o sinal da Cruz sendo feito na testa das pessoas:

“Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma
cruz [taw] na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas
abominações que na cidade se cometem” (Ezequiel 9, 4).

          Neste capítulo de Ezequiel, Deus lhe deu uma visão do julgamento que recairia sobre a cidade de Jerusalém dada a sua idolatria. Nesta visão, os judeus fiéis que foram marcados na fronte com a letra hebraica taw seriam preservados do dia do julgamento. Este julgamento era o incêndio e a matança, onde apenas os fiéis se livrariam.
          Essa letra taw é a última letra do alfabeto hebraico, que tinha o formato de cruz. A proteção divina era selada com um sinal como da Cruz.          No Novo Testamento isto se repete no livro do Apocalipse:

“Depois disso, vi quatro Anjos que se conservavam em pé
nos quatro cantos da terra, detendo os quatro ventos da
terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, sobre
o mar ou sobre árvore alguma. Vi ainda outro anjo subir do
oriente; trazia o selo de Deus vivo, e pôs-se a clamar com voz
retumbante aos quatro Anjos, aos quais fora dado danificar a
terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar,
nem as árvores, até que tenhamos assinalado os servos de
nosso Deus em suas frontes” (Apocalipse 7, 1-3).


          Na visão do Apocalipse este selo, já na Nova e Eterna Aliança, separará os escolhidos de Deus dos ímpios, e os protegerá do Juízo Final que cairá sobre a Terra.          Esta é o tamanho da importância do ritual católico em relação ao Sinal da Cruz. Quando nos tornamos cristãos, no Batismo, nós também somos marcados com o Sinal da Cruz em nossa testa.
          Todas as vezes que repetimos este gesto, nos recordamos que fomos separados dos ímpios, e que somos de Deus, feitos pro Céu.
          Mas é importante que a nossa vida condiga com o símbolo da Trindade. Não adianta fazer o Sinal como uma superstição, ou pelo simples gesto. É preciso harmonia entre a vida e a invocação.
         Especificamente quanto a Santa Missa, levantemos os nossos corações a Deus. Que inunde as nossas almas o amor a Deus. E neste gesto santo, nos unamos ao celebrante no qual o próprio Cristo dignou-se operar os mais estupendos prodígios.
         Que este sinal nos recorde da Cruz redentora, triunfante,na qual Jesus nossa pascoa se imolou. 
ALGUMAS CITAÇÕES DO CATECISMO DA IGREJA                              
CATÓLICA SOBRE O SINAL DA CRUZ
          O cristão começa o seu dia, as suas orações e ações com o sinal-da-cruz, "Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém". O batizado dedica a jornada à glória de Deus e invoca a graça do Salvador, que lhe possibilita agir no Espirito como Filho do Pai. O Sinal-da-cruz nos fortifica nas tentações e nas dificuldades.(CIC 2157)

7 comentários:

  1. Eu gostaria muito de fazer a crisma adulto.... Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure uma paróquia próxima a você e lá te darão maiores informações sobre o que deve fazer.

      Excluir
    2. Procure uma paróquia próxima a você e lá te darão maiores informações sobre o que deve fazer.

      Excluir
  2. Procure uma paróquia perto de você e lê de darão mais informações.

    ResponderExcluir
  3. Procure uma paróquia perto de você e lê de darão mais informações.

    ResponderExcluir
  4. Esse texto foi muito esclarecedor. Obrigada por compartilhar conosco.
    Me ajudou muito.

    ResponderExcluir