Translate

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

QUARESMA- TEMPO DE CONVERSÃO

                                       QUARESMA-TEMPO DE CONVERSÃO
Na quarta feira de cinzas, dia em que começa a Quaresma, a Igreja faz a imposição das cinzas, para lembrar os fiéis que são pó e em pó hão de se tornar.

          Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem a festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do Jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo, a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: " O Gloria", o "Aleluia" e o "Te Deum".
          Essencialmente, é um tempo de retiro espiritual voltado a reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, ressuscitado no Domingo da Páscoa. Assim, retomando essas questões espirituais, o Cristão está simbolicamente renascendo com Cristo.

Nesse tempo santo, convém:
A) Fazer Penitência, observando a lei do jejum
B) Ouvir com frequência a Palavra de Deus
C) Preparar-se com boa confissão para a comunhão pascal.

          A Igreja Católica propõem a seus fiéis, por meio do Evangelho proclamando na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
          A caridade deve vir como uma consequência da penitência. Neste tempo, os cristãos devem recolher-se para a reflexão e, assim, se aproximar de Deus.

                                                           O COSTUME
           Muitas pessoas têm o costume de jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõem o jejum principalmente como forma de sacrifício  mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justificam as demais abstinências, pois elas têm a mesma função educativa de sacrifício.

                                                               A REGRA
          Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. Pela lei da Igreja, o Jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias, na medida da necessidade individual de cada fiel, bem como praticados por crianças e idosos, de acordo com suas disponibilidades.

                                                                A EXPERIÊNCIA
          Nesta Quaresma, faça a experiência de praticar o jejum, sacrifícios ou alguma abstinência como forma de penitência: busque o crescimento espiritual por meio da privação temporária de algo valiosos, faça atos de amor pelo próximo, reze, interceda e faça pequenos sacrifícios pelos que sofrem.
          Dicas: deixe de comer algo (Chocolate, refrigerante, cigarro, bebida alcoólica  durante este período, gaste o valor economizado pelo bem de algum necessitado  deixe de assistir TV em algum turno, reze um terço a cada dia ou faça vinte minutos de oração diários, vá a missa um dia da semana além do domingo. Dedica-se e faça a experiencia.
          Por fim, não esqueça da sua confissão quaresmal! 


FONTE: Fonte cedida pelo Jornal Missão Jovem: Redação do Jr. Missão Jovem redação@missãojovem.com.br 
Inspiração do texto: http://alexandriacatolica.blogspot.com/p/quaresma-tempo-de-meditação.html
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário