Jesus ensinou a sua doutrina por meio de parábolas, Parábolas são pequenas histórias com fundo moral e dogmático.
A parábola do Semeador, que encontramos em São Mateus (13, 3ss) é um ensinamento claro sobre a maneira que os homens ouvem e correspondem à palavra de Deus.
" Eis que saiu um semeador a semear; e algumas sementes caíram à beira da estrada e vieram as aves e as comeram; caíram outras em um terreno cheio de pedras, onde havia pouca terra, logo nasceram, mas veio o sol e a secaram. Outras caíram entre os espinhos, crescendo os espinhos as sufocaram. Outras caíram em terra boa e deram fruto umas cem, outras sessenta e outras trinta." E Jesus explicou a Parábola:
A Semente que caiu na estrada se assemelha àquele que ouve a palavra de Deus, mas não pensa mais nas palavras, vem o demônio e tira-a do coração.
A Semente que caiu no terreno pedregoso, assemelha-se ao homem que ouve a palavra de Deus, acolhe-a com alegria, mas sem firmeza; inconstante, assim que vem a tribulação e a perseguição por causa da palavra de Deus, esmorece e deixa.
O que ouve a palavra de Deus e a deixa abafar pelo cuidado dos bens materiais, assemelha-se à semente que caiu entre espinhos.
A semente que caiu na terra boa é semelhante ao homem que ouve a palavra de Deus e a pões em prática, produz fruto, uns cem, outros sessenta, outros trinta. Os frutos são as ações sobrenaturais, que faz o homem merecer o céu. para que o homem haja de modo sobrenatural é conhecendo a doutrina de Jesus.
A doutrina ensinada por Jesus Cristo, é que ele quer que todos os homens conheçam, e pratiquem, é chamada doutrina cristã.
A doutrina cristã é o conjunto de verdades ensinadas por Jesus Cristo para mostrar-nos o caminho da salvação.
Durante três anos Jesus Cristo percorreu quase toda a Palestina, ensinando por meio de palavras e ações o verdadeiro culto a Deus. Um culto, que não se deve apenas ficar no exterior, mas principalmente no interior, e no coração. Jesus Cristo não veio para desfazer a lei antiga, mas, elevá-la.
Na lei antiga como se lê nas sagradas Escrituras, apenas conheciam a um deus cheio de Justiça, mas na lei nova é um Deus de bondade, que Cristo faz sobressair.
Depois de sua paixão e morte, antes de sua ascensão Cristo ordenou aos apóstolos, que percorressem o mundo pregando o Evangelho a todas as criaturas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.
Todo aquele que crer e for batizado será salvo, mas o que não crer e não for batizado não será salvo.
Ser cristão é pois ser batizado, crer e professar a doutrina de Cristo. Não basta ser apenas batizado e não crer, mas se exige tudo de uma maneira simultânea.
Ser cristão é uma graça que nós não merecemos. Sem essa graça da divina misericórdia, nós nunca poderíamos ter o perdão de Deus e nunca entraríamos no céu. entretanto, para podermos entrar no céu é necessário que sejamos primeiro batizados, é este o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã que devemos receber.
A DIVISÃO DA DOUTRINA CRISTÃ
A doutrina cristã se divide em quatro partes:
- Dogma. Dogmas são as verdades da fé, que estão contidas de uma maneira explícita no CREDO, são doze os seus artigos, cada um exprimindo uma verdade que se deve crer.
- Moral. Moral compreende todas as leis que se referem aos atos humanos. Umas são proibitivas, outras no entanto, são perceptivas. Sã dez os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo e cinco mandamento da Igreja.
- Sacramentos. Sacramentos são as fontes da graça. São por meio deles que Cristo nos auxilia e dá todas as graças para podermos ser salvos. Uns são de necessidade absoluta como por exemplo o batismo, outros aumentam a graça ou fazem readquiri-la, quando a perdemos pelo pecado
- Liturgia. Liturgia é " oficio publico, oficio sacerdotal e o objeto principal deste: o sacrifício É o conjunto de formas externas do culto divino, oferecido pelo sacerdote m beneficio do povo cristão e em união com ele".
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