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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A DOUTRINA CRISTÃ

                                                     A DOUTRINA CRISTÃ
          Jesus ensinou a sua doutrina por meio de parábolas, Parábolas são pequenas histórias com fundo moral e dogmático.
          A parábola do Semeador, que encontramos em São Mateus (13, 3ss) é um ensinamento claro sobre a maneira que os homens ouvem e correspondem à palavra de Deus.
          " Eis que saiu um semeador a semear; e algumas sementes caíram à beira da estrada e vieram as aves e as comeram; caíram outras em um terreno cheio de pedras, onde havia pouca terra, logo nasceram, mas veio o sol e a secaram. Outras caíram entre os espinhos, crescendo os espinhos as sufocaram. Outras caíram em terra boa e deram fruto umas cem, outras sessenta e outras trinta." E Jesus explicou a Parábola:
          A Semente que caiu na estrada se assemelha àquele que ouve a palavra de Deus, mas não pensa mais nas palavras, vem o demônio e tira-a do coração.
          A Semente que caiu no terreno pedregoso, assemelha-se ao homem que ouve a palavra de Deus, acolhe-a com alegria, mas sem firmeza; inconstante, assim que vem a tribulação e a perseguição por causa da palavra de Deus, esmorece e  deixa.
          O que ouve a palavra de Deus e a deixa abafar pelo cuidado dos bens materiais, assemelha-se à semente que caiu entre espinhos.
          A semente que caiu na terra boa é semelhante ao homem que ouve a palavra de Deus e a pões em prática, produz fruto, uns cem, outros sessenta, outros trinta. Os frutos são as ações sobrenaturais, que faz o homem merecer o céu. para que o homem haja de modo sobrenatural é conhecendo a doutrina de Jesus.
          A doutrina ensinada por Jesus Cristo, é que ele quer que todos os homens conheçam, e pratiquem, é chamada doutrina cristã.
          A doutrina cristã é o conjunto de verdades ensinadas por Jesus Cristo para mostrar-nos o caminho da salvação.
          Durante três anos Jesus Cristo percorreu quase toda a Palestina, ensinando por meio de palavras e ações o verdadeiro culto a Deus. Um culto, que não se deve apenas ficar no exterior, mas principalmente no interior, e no coração. Jesus Cristo não veio para desfazer a lei antiga, mas, elevá-la.
          Na lei antiga como se lê nas sagradas Escrituras, apenas conheciam a um deus cheio de Justiça, mas na lei nova é um Deus de bondade, que Cristo faz sobressair.
          Depois de sua paixão e morte, antes de sua ascensão  Cristo ordenou aos apóstolos, que percorressem o mundo pregando o Evangelho a todas as criaturas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.
          Todo aquele que crer e for batizado será salvo, mas o que não crer e não for batizado não será salvo.
          Ser cristão é pois ser batizado, crer e professar a doutrina de Cristo. Não basta ser apenas batizado e não crer, mas se exige tudo de uma maneira simultânea.
          Ser cristão é uma graça que nós não merecemos. Sem essa graça da divina misericórdia, nós nunca poderíamos ter o perdão de Deus e nunca entraríamos no céu. entretanto, para podermos entrar no céu é necessário  que sejamos primeiro batizados, é este o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã que devemos receber.
                                               A DIVISÃO DA DOUTRINA CRISTÃ
          A doutrina cristã se divide em quatro partes:

  1. Dogma. Dogmas são as verdades da fé, que estão contidas de uma maneira explícita no CREDO, são doze os seus artigos, cada um exprimindo uma verdade que se deve crer.
  2. Moral. Moral compreende todas as leis que se referem aos atos humanos. Umas são proibitivas, outras no entanto, são perceptivas. Sã dez os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo  e cinco mandamento da Igreja.
  3. Sacramentos. Sacramentos são as fontes da graça. São por meio deles que Cristo nos auxilia e dá todas as graças para podermos ser salvos. Uns são de necessidade absoluta como por exemplo o batismo, outros aumentam a graça ou fazem readquiri-la, quando a perdemos pelo pecado
  4. Liturgia. Liturgia é " oficio publico, oficio sacerdotal e o objeto principal deste: o sacrifício  É o conjunto de formas externas do culto divino, oferecido pelo sacerdote m beneficio do povo cristão e em união com ele".

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