Translate

sábado, 26 de janeiro de 2013

RAZÕES DA NOSSA FÉ

                   A PRESENÇA REAL DE CRISTO NA EUCARISTIA
          Desde que Jesus instituiu a Eucaristia na Santa Ceia, a Igreja Católica nunca cessou de celebra-la, crendo firmemente na presença do Senhor na Hóstia consagrada pelo sacerdote, legitimamente ordenado pela Igreja. Nunca a Igreja duvidou da presença real do Corpo e Sangue de Jesus Cristo na Eucaristia ( Jo 6, 51-58). Desde os primeiro séculos os Padres da Igreja ensinaram esta grande verdade recebida dos Apóstolos. Vejamos o que nos ensina o Catecismo da Igreja Católica: o culto da Eucaristia
          Na liturgia da Missa, exprimimos nossa fé na presença real de Cristo sob as espécies do Pão e do Vinho, entre outros gestos, dobrando os joelhos, os inclinando-nos profundamente em sinal de adoração ao Senhor. A Igreja Católica professou e professa esse culto de adoração que é devido ao sacramento da Eucaristia não somente durante a Missa, mas também fora da celebração, conservando com o máximo cuidado nos sacrários, levando-as em procissão.
          O tabernáculo foi o primeiro destinado a guardar dignamente a Eucaristia para que pudesse ser levada, fora da missa, aos doentes e aos ausentes impossibilitados. Pelo aprofundamento da fé na presença real de Cristo a Eucaristia, a Igreja tomou consciência do sentido da adoração silenciosa do Senhor presente sob as espécies eucarísticas. É por isso que o tabernáculo ou sacrário, deve ser colocado em um local particularmente digno na Igreja; deve ser construído de tal forma que sublinhe e manifeste a verdade da presença real de Cristo no santo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário